top of page

Minha luminária a LED continua acesa mesmo com o interruptor desligado.


Duas podem ser as causas:

A) O interruptor de energia está colocado no fio «NEUTRO» e não no fio «FASE».

Neste caso, ao ser desligada a luminária, a mesma continua energizada pelo fio «FASE» que continua alimentando a luminária e o acendimento se deve à fuga de corrente através da instalação ou do próprio interruptor, essa fuga normalmente é ocasionada por partes do fio descascadas ou por umidade nos conduites e paredes por onde percorrem o circuito da luminária. Vale lembrar que colocando uma lampada comum no lugar, e embora ocorra a fuga de energia apontada acima, a mesma não irá acender devido a lâmpada comum necessitar de uma corrente x potencia maior. Porém isso não significa que o vazamento de energia em forma de «FUGA» não exista e não seja prejudicial no sentido de provocar riscos a instalação e gastos de energia desnecessários acarretando aumento na conta de energia a pagar. Portanto devemos agradecer aos LEDs por denunciar a fuga de energia.

B) Umidade nas paredes/conduites do circuito elétrico da luminária e (ou) no interruptor.

A umidade facilita o transito de elétrons pelos componentes de «alta impedância» , tais como interruptores, fios (mesmo estando encapados) e componentes elétricos como soquetes, conectores, caixas metálicas de distribuição, etc. Caso seja constatada alta umidade na caixa do interruptor, muito provavelmente essa poderá contribuir para abaixar a «impedância» do interruptor e provocar um terceiro estado diferente, entre o «LIGADO» e «DESLIGADO» , esse terceiro estado significa que o interruptor, pela alta umidade, não interrompe o fluxo de elétrons por completo pelo circuito da luminária o que provoca seu acendimento «residual» .

Gostaríamos de alertar que o acendimento residual dos LEDs apenas indica um problema pré existente, o fato de não acender residualmente lampadas de outras tecnologias, não significa que o problema não existia, apenas não aparecia e portanto não havia preocupação neste sentido. Devemos graças aos LEDs de além de diminuir o gasto de energia e a conta a pagar, nos avisar de fugas indesejáveis de energia que são prejudiciais pois aumentam o consumo de energia e a conta a pagar, além de colocar em risco a segurança da instalação elétrica e dos moradores que habitam o local.

Stay Up-To-Date with New Posts

Search By Tags

Nenhum tag.
bottom of page